• Projeto de pesquisa da professora Mônica de Menezes Santos

    Beneficiária do CAPES-Print-UFBA, a professora Mônica de Menezes Santos se encontra na Universidade de Bolonha, Itália, desenvolvendo a sua pesquisa de pós-doutorado “Imaginar o presente: ética, estética e política na literatura brasileira contemporânea.
  • Selecionada para Bolsa Sanduíche Capes-Print-UFBA inicia seus trabalhos no exterior

    Beneficiária do CAPES-Print-UFBA, a discente Jirlaine Costa dos Santos desenvolve a pesquisa “Trabalhos sobre a dor: uma tradução dos testemunhos de ¿Hasta Cuándo tu silencio?", na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, no Peru.
  • Indicação de tese ao Prêmio Capes de Teses Edição 2024

    "Arte na cidade: sujeitos e narrativas em Salvador", de autoria de Milena Guimarães Andrade Tanure, e orientada pela Prof. Dra. Luciene Almeida de Azevedo, é a tese indicada para concorrer ao Prêmio Capes de Teses Edição 2024, representando o PPGLitCult.
    VEJA MAIS

Inscrições abertas para estudantes de pós graduação em Letras serem supervisores voluntários dos corretores de redação do Salvaguarda

Inscrições abertas para estudantes de pós graduação em Letras serem supervisores voluntários dos corretores de redação do Salvaguarda:
 
Em 2021 tivemos mais de 1.500 voluntários, em todas as universidades públicas, e auxiliamos mais de 15.000 alunos em todos os estados, tanto com a escolha profissional, quanto com todas as informações e conteúdos necessários para o percurso. Todas nossas ferramentas são inteiramente gratuitas para os alunos. Desde a fundação até o momento: mais de 30 mil já foram auxiliados e centenas foram aprovados em universidades públicas.   
 
Uma das ferramentas que os estudantes têm acesso é a de correção de redação. Funciona assim: o estudante pode solicitar por um(a) corretor(a). Após isso, irão trabalhar juntos ao longo do ano por meio de uma relação horizontal diretamente via WhatsApp. Mensalmente liberamos um tema de redação e a cada rodada o estudante pode fazer o texto, enviar para o(a) corretor(a) e receber uma correção detalhada, humanizada e personalizada para sua dificuldade. Ano passado tivemos cerca de 700 corretores(a) voluntários(as) de universidades em todo o país. 
 
Para este ano, irei organizar um braço de supervisão para nossos corretores voluntários e é para divulgar essa possibilidade de voluntariado que escrevo este texto de divulgação. 
 
Quem pode se inscrever para ser supervisor(a) voluntário(a)? Estudantes de pós graduação em Letras ou formados no curso. 
 
Como o trabalho irá funcionar? Mensalmente nossos corretores nos enviam um email com as correções que fizeram no mês. Cada supervisor(a) seria responsável por uma parcela de corretores(a). Ao enviar o email para o programa, o voluntário iria colocar seu/sua supervisor(a) em cópia. O seu trabalho, enquanto supervisor(a), seria comparar a correção realizada pelo corretor com a grade do ENEM e escrever um feedback para ele, apontando os acertos e erros. 
 
Qual o objetivo? Auxiliar no desenvolvimento dos corretores e garantir que nossos estudantes tenham acesso à correções de qualidade. 
 
Quanto tempo o supervisor teria em cada rodada para escrever os feedbacks para seus corretores? Em média: 20 dias. Todos precisam receber o feedback antes de começarem a corrigir os textos da próxima rodada. 
 
Qual a quantidade de corretores que cada supervisor será responsável? Ainda não posso oferecer essa resposta, pois ela irá depender da quantidade de supervisores e de corretores. No entanto, estimo que não será uma grande quantidade. 
 
Haverá emissão de certificado? Sim. Você poderá receber um certificado constando que foi supervisor(a) de corretores(as) no Salvaguarda. 
 
Qual a carga do certificado? Você poderá indicar, na hora de solicitar, qual foi sua carga média e a indicada será emitida em seu certificado. 
 
Quando o trabalho de escrever feedback começaria de fato? Em abril. Até lá, seria um tempo de capacitação e estudo sobre a grade do ENEM. É por essa razão que já estou enviando o e-mail para você agora. Em fevereiro eu começarei a divulgar o edital para os(as) corretores(as) e pretendo colocar no edital que a equipe de supervisão já está formada
 
Até quando você pode se inscrever? até dia 23 de janeiro. 
 
Como se inscrever e/ou receber mais informações? Para os(a) corretores(as) eu costumo divulgar um edital e os inscritos passam por um processo de 3 fases. Aqui eu farei um pouco diferente. Irei deixar diretamente meu WhatsApp (16 99390-7355). Interessados deverão me enviar uma mensagem com as seguintes informações: nome completo, curso que faz ou fez, universidade em que estuda ou estudou e algum documento que comprove sua formação. Iremos agendar uma reunião pelo google meet. O objetivo é passar mais detalhes/instruções e tirar suas dúvidas. Após as informações da reunião você, de fato, poderá decidir se irá ou não se voluntariar para ser supervisor(a). 
 
Bom, termino este texto frisando o quanto vocês, através do conhecimento que adquiriram ao longo de sua formação, podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas. O trabalho de supervisor não promoverá um contato direto com os estudantes, mas irá atingir centenas deles através do trabalho com os corretores que estarão sob sua responsabilidade. Logo, em minha opinião, há um grande potencial de transformação. 
 
Nosso instagram: salvaguarda1
 
 

SALVAGUARDA

Vinicius De Andrade / Fundador 
vinicius2.andrade@usp.br / (16) 99390-7355

Página Salvaguarda no instagram: 

https://www.instagram.com/salvaguarda1