• EDITAL SIMPLIFICADO 02/2025 - PPGLITCULT

    Cadastro de reserva de concessão de bolsas de doutorado. Confira o Edital 02/2025, disponível na aba Editais - Em andamento.
    VEJA MAIS
  • ÚLTIMA CHAMADA - Publicação de discentes e egressos em homenagem aos 15 anos do PPGLitCult

    Para ter acesso à retificação do edital, confira o link: www.ppglitcult.ufba.br/sites/ppglitcult.ufba.br/files/retificacao_no_01_do_edital_01_2025_-_altera_o_cronograma.pdf
    VEJA MAIS
  • CANDIDATOS/AS AO EDITAL 08/2024: Confiram o novo cronograma de Seleção AQUI https://www.ppglitcult.ufba.br/sites/ppglitcult.ufba.br/files/retificacao_no06_edital_08_2024_-_altera_o_cronograma.pdf

  • Edital 01 2025 Para Publicação de Discentes e Egressos PPGLitCult

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de chamada para a publicação de capítulos em dois volumes, em formato e-books.
    VEJA MAIS

Objetivos

O Programa visa a contribuir para a formação de profissionais qualificados para a docência em nível superior, adotando a perspectiva contemporânea segundo a qual se compreende a produção literária em sua articulação com o espaço polifônico da cultura, tanto em nível nacional, quanto internacional. O trabalho realizado nas linhas de pesquisa promove uma integração entre as áreas de Teoria de Literatura, Estudos Culturais, Literaturas de Língua Portuguesa e Literaturas Estrangeiras, através do desenvolvimento de projetos que, em grande medida, promovem-se a partir do trânsito estabelecido entre as produções literárias e culturais locais, nacionais e internacionais, assim como a partir das relações entre as diversas esferas de produção artística e intermidiática.
 

Como objetivo geral articulado ao primeiro, O PPGLitCult também busca contribuir para o incremento da educação básica, uma vez que parte significativa de seu corpo discente atua ou irá atuar no ensino médio público. O caráter interdisciplinar e multicultural assumido pelo Programa se destina a fazer com que os alunos possam se capacitar para um trabalho de pesquisa e de docência pautado pelo respeito intelectual e pela valorização crítica das diferentes possibilidades de manifestações simbólicas.
 
Ademais, o viés sócio-crítico assumido nos estudos de literatura e cultura destina-se à formação intelectual do pós-graduando, no sentido de assumir o ensino escolar como função social empoderadora e transformadora na constituição de sujeitos autônomos e éticos. 
Na medida de sua inserção histórica no cenário baiano, como programa derivado de uma tradição de estudos de linguagem com mais de três décadas, o PPGLitCult também se ocupa da formação sociocultural da Bahia, no que diz respeito a sua memória, inscrita nos documentos e discursos que circulam em várias esferas espaço-temporais, produzindo-as.
 

No entrecruzamento entre essas três instâncias de ação (avanço teórico transdisciplinar e transnacional; potencialização do sistema escolar e intervenção na realidade local) objetiva-se promover uma formação de recursos humanos profissionalmente qualificados para o enfrentamento de questões sociais contemporâneas, através de sofisticada e eficiente reflexão teórica e práxis com impacto social. 
Nessa direção, as ações que norteiam a proposta do PPGLitCult procuram promover:
  • a integração entre seus níveis, atividades e componentes (entre ensino e pesquisa, entre orientando e orientador, entre a pós-graduação e a graduação); 

  • o aperfeiçoamento de sua estrutura curricular, tendo como horizonte a revisão da disciplinaridade tradicional e institucionalizada, a crescente prática inter e transdisciplinar e a abertura para o estudo da dimensão cultural e política das produções estéticas;
  • a proposição de linhas de pesquisa e disciplinas diretamente oriundas das atividades de investigação mais sedimentadas e produtivas, desenvolvidas pelo corpo docente permanente do Programa e pelos seus discentes; 

  • o incentivo à qualificação, ampliação e distribuição mais equânime da produção bibliográfica; 

  • a sedimentação, ampliação e produtividade dos diálogos interinstitucionais e dos intercâmbios acadêmicos e científicos.