• Chamada – PPGLitCult 03/2024 Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professore(a)s Visitantes

    Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professore(a)s Visitantes, em caráter temporário, referente ao EDITAL PV 008/2024 - PRPPG/ UFBA.
  • Projeto de pesquisa da professora Mônica de Menezes Santos

    Beneficiária do CAPES-Print-UFBA, a professora Mônica de Menezes Santos se encontra na Universidade de Bolonha, Itália, desenvolvendo a sua pesquisa de pós-doutorado “Imaginar o presente: ética, estética e política na literatura brasileira contemporânea.
  • Selecionada para Bolsa Sanduíche Capes-Print-UFBA inicia seus trabalhos no exterior

    Beneficiária do CAPES-Print-UFBA, a discente Jirlaine Costa dos Santos desenvolve a pesquisa “Trabalhos sobre a dor: uma tradução dos testemunhos de ¿Hasta Cuándo tu silencio?", na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, no Peru.
  • Indicação de tese ao Prêmio Capes de Teses Edição 2024

    "Arte na cidade: sujeitos e narrativas em Salvador", de autoria de Milena Guimarães Andrade Tanure, e orientada pela Prof. Dra. Luciene Almeida de Azevedo, é a tese indicada para concorrer ao Prêmio Capes de Teses Edição 2024, representando o PPGLitCult.
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Objetivos

O Programa visa a contribuir para a formação de profissionais qualificados para a docência em nível superior, adotando a perspectiva contemporânea segundo a qual se compreende a produção literária em sua articulação com o espaço polifônico da cultura, tanto em nível nacional, quanto internacional. O trabalho realizado nas linhas de pesquisa promove uma integração entre as áreas de Teoria de Literatura, Estudos Culturais, Literaturas de Língua Portuguesa e Literaturas Estrangeiras, através do desenvolvimento de projetos que, em grande medida, promovem-se a partir do trânsito estabelecido entre as produções literárias e culturais locais, nacionais e internacionais, assim como a partir das relações entre as diversas esferas de produção artística e intermidiática.
 

Como objetivo geral articulado ao primeiro, O PPGLitCult também busca contribuir para o incremento da educação básica, uma vez que parte significativa de seu corpo discente atua ou irá atuar no ensino médio público. O caráter interdisciplinar e multicultural assumido pelo Programa se destina a fazer com que os alunos possam se capacitar para um trabalho de pesquisa e de docência pautado pelo respeito intelectual e pela valorização crítica das diferentes possibilidades de manifestações simbólicas.
 
Ademais, o viés sócio-crítico assumido nos estudos de literatura e cultura destina-se à formação intelectual do pós-graduando, no sentido de assumir o ensino escolar como função social empoderadora e transformadora na constituição de sujeitos autônomos e éticos. 
Na medida de sua inserção histórica no cenário baiano, como programa derivado de uma tradição de estudos de linguagem com mais de três décadas, o PPGLitCult também se ocupa da formação sociocultural da Bahia, no que diz respeito a sua memória, inscrita nos documentos e discursos que circulam em várias esferas espaço-temporais, produzindo-as.
 

No entrecruzamento entre essas três instâncias de ação (avanço teórico transdisciplinar e transnacional; potencialização do sistema escolar e intervenção na realidade local) objetiva-se promover uma formação de recursos humanos profissionalmente qualificados para o enfrentamento de questões sociais contemporâneas, através de sofisticada e eficiente reflexão teórica e práxis com impacto social. 
Nessa direção, as ações que norteiam a proposta do PPGLitCult procuram promover:
  • a integração entre seus níveis, atividades e componentes (entre ensino e pesquisa, entre orientando e orientador, entre a pós-graduação e a graduação); 

  • o aperfeiçoamento de sua estrutura curricular, tendo como horizonte a revisão da disciplinaridade tradicional e institucionalizada, a crescente prática inter e transdisciplinar e a abertura para o estudo da dimensão cultural e política das produções estéticas;
  • a proposição de linhas de pesquisa e disciplinas diretamente oriundas das atividades de investigação mais sedimentadas e produtivas, desenvolvidas pelo corpo docente permanente do Programa e pelos seus discentes; 

  • o incentivo à qualificação, ampliação e distribuição mais equânime da produção bibliográfica; 

  • a sedimentação, ampliação e produtividade dos diálogos interinstitucionais e dos intercâmbios acadêmicos e científicos.