MOBILIDADE DE DISCENTES
1. Em 2021, à doutoranda Jess Oliveira foi concedida, através do edital Nr. 17/2020, DAAD/CAPES, uma bolsa na modalidade Doutorado-Sanduíche, com a duração de 12 meses. Na Alemanha, foi coorientada pela profa. Susan Arndt, durante o período de outubro de 2021 a outubro de 2022, junto ao Cluster of Excellence “Africa Multiple” da Universität Bayreuth.
2. Em 2022, foi a vez de Ayanne Priscilla Alves Sobral, após a concessão de uma Bolsa CAPES/Print de Doutorado Sanduíche, ir para a University of Richmond, Richmond, Virginia, nos Estados Unidos, onde foi coorientada pela Profa. Mariela Méndez de setembro de 2022 a fevereiro de 2023.
3. Em 2024, à doutoranda Jirlaine Costa do Santos foi concedida Bolsa CAPES/Print de Doutorado Sanduíche, para ir à Universidad Nacional Mayor de San Marcos, pelo período de abril a setembro de 2024, desenvolver pesquisas sob supervisão do Prof. Gonzalo Espino Relucé.
4. Em 2024 à Wilma Lima Maciel foi concedida uma Bolsa de Doutorado Sanduíche, pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche No Exterior (PDSE/CAPES) EDITAL Nº 6/2024, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA, para desenvolver seu projeto de tese “Las actuaciones de las despalilladoras de tabaco de Arapiraca en Brasil y Jala en México”, na Escuela Nacional de Estudios Superiores, da Unversidade Nacional Autônoma do México (Unidade de Morelia) unidad Morelia, de setembro de 2024 a março de 2025, sob supervisão e orientação da Profa. Dra. Berenice Araceli Granados Vázquez, responsável pelo Laboratorio Nacional de Materiales Orales (LANMO).
5. Acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural entre a Universidade Federal da Bahia e University of Johannesburg, África do Sul
PROLEDES - Formação de Professores para o Ensino da Leitura e da Escrita em Contextos de Desigualdades Sociais:
O projeto “Formação de professores para o ensino da leitura e da escrita em contextos de desigualdades sociais (PROLEDES)”, aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, Edital 16/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Ministério da Educação, Brasil tem como objetivo investigar, em documentos oficiais, produção acadêmica e práticas em sala de aula de diferentes níveis, de Angola e do Brasil, a formação de professores para o ensino da leitura e da escrita em contexto de desigualdades sociais, considerando aspectos linguísticos, raciais, de classe e de gênero.
Início
2024
Coordenadoras
Adriana Santos Batista (PPLinC/UFBA)
Lilian Teixeira de Sousa (PPLinC/UFBA)
Pesquisadores do PPGLitCult envolvidos:
Docente:
Carla Dameane Pereira de Souza
Discentes:
Ezequiel Santos Cruz (Doutorando)
Plano de trabalho: O RAP como literatura marginal:narrativas didático-pedagógicas em audiovisuais
Mobilidade Acadêmica: Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe) e Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESP-Bengo)
Orientador: Prof. Dr. José Henrique de Freitas Santos
Coorientador: Bernardo Sacanene
Julia Almeida Alquéres
Plano de trabalho: Cartografias literárias: ler e escrever com mapas ou constelações pessoais e coletivas
Mobilidade Acadêmica: Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe) e Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESP-Bengo)
Orientador: Prof. Dr. Antônio Marcos Pereira
Coorientadora: Profa. Dra. Marcelina Cruz da Fonseca
Coorientadora: Profa. Dra. Marcelina Cruz da Fonseca
MOBILIDADE DE DOCENTES
1. Ana Lígia Leite e Aguiar: desenvolveu o projeto “Gestos críticos: Teoria e arte anticolonial nos Trópicos”, no Centre for African Studies da Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul), de janeiro de 2020 a setembro de 2021 (com interrupção devida à pandemia).
2. Alvanita Almeida Santos: desenvolveu seu projeto “Estéticas da oralidade: um estudo sobre mulheres, produções culturais e apropriações da cultura popular”, na Universidad Nacional Autónoma de México, Campus de Mórélia/Michoacán entre julho de 2022 a dezembro de 2022, com estadia presencial de 3 de maio a 30 de junho de 2023.
3. Luciene Almeida de Azevedo: desenvolveu o projeto “A ficção, o romance e a narrativa documental” na Universidade Nacional de Rosario-Argentina, de agosto de 2022 a 31 de julho de 2023, sob a supervisão do professor Alberto Giordano.
4. Eliza Mitiyo Morinaka: Desenvolveu o projeto de pesquisa: “Ficção brasileira traduzida para os Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960”, na Montclair State University (MSU) Nova Jersey, EUA, de janeiro a junho de 2023, com a supervisão do Prof. Dr. Johnny Lorenz.
5. Júlia Morena Costa da Silva: Desenvolveu o projeto “O real também se inventa? O real e o ficcional na literatura contemporânea da América Latina”, na Universidad de Buenos Aires, Argentina, de agosto a dezembro de 2022.
6. Antônio Marcos da Silva Pereira: Desenvolveu o projeto de pesquisa “Formas anômalas da biografia contemporânea”, na Universidad Nacional de Rosario, Argentina, de julho de 2022 a agosto de 2023.
7. Cássia Dolores Costa Lopes: desenvolveu o projeto de pesquisa “A Dramaturgia entre fronteiras: Interfaces entre Brasil e Portugal na Construção Dramatúrgica”, na Universidade de Lisboa, Portugal, de abril de 2023 a abril de 2024.
8. Mônica de Menezes Santos: desenvolveu o Projeto de pesquisa: “Imaginar o presente: ética, estética e política na literatura brasileira contemporânea” na Universidade de Bolonha – UNIBO, Itália, de abril de 2024 a abril de 2025 com financiamento através da Chamada Ação de Cooperação Internacional - Mobility Confap Italy MCI 2023 (setembro de 2024 a fevereiro de 2025).