• Projeto de pesquisa da professora Mônica de Menezes Santos

    Beneficiária do CAPES-Print-UFBA, a professora Mônica de Menezes Santos se encontra na Universidade de Bolonha, Itália, desenvolvendo a sua pesquisa de pós-doutorado “Imaginar o presente: ética, estética e política na literatura brasileira contemporânea.
  • Selecionada para Bolsa Sanduíche Capes-Print-UFBA inicia seus trabalhos no exterior

    Beneficiária do CAPES-Print-UFBA, a discente Jirlaine Costa dos Santos desenvolve a pesquisa “Trabalhos sobre a dor: uma tradução dos testemunhos de ¿Hasta Cuándo tu silencio?", na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, no Peru.
  • Indicação de tese ao Prêmio Capes de Teses Edição 2024

    "Arte na cidade: sujeitos e narrativas em Salvador", de autoria de Milena Guimarães Andrade Tanure, e orientada pela Prof. Dra. Luciene Almeida de Azevedo, é a tese indicada para concorrer ao Prêmio Capes de Teses Edição 2024, representando o PPGLitCult.
    VEJA MAIS

UFBA calendário - início do semestre será em 14/03/2023

 

A Universidade Federal da Bahia alterou em uma semana - de 06 para 14 de março - a data de início do semestre letivo 2023.1. As razões do adiamento foram o atraso no Sisu, que impacta a matrícula dos novos alunos; o retardo na regularização da execução orçamentária federal, em função da transição de governo; e a necessidade de mais tempo para aferição dos impactos do carnaval nos índices de contágio do coronavírus.

Com a decisão, tomada no dia 01 de março pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o início do semestre passa a coincidir com a abertura do Congresso UFBA 2023 - oitava edição do principal evento acadêmico da Universidade, que nesta edição terá mais de 900 mesas, cerca de 200 intervenções artísticas e mais de 2.200 vídeo-pôsteres.

A data de encerramento do semestre 2023.1 também foi adiada em uma semana, para 15 julho. O semestre letivo 2023.2 acontecerá de 14 de agosto a 16 de dezembro, garantindo assim os 200 dias letivos no ano civil previstos em lei. O novo calendário prevê que atividades curriculares voltadas exclusivamente para veteranos possam iniciar aulas e/ou ações de acolhimento no dia 20 de março, e que os componentes curriculares de primeiro semestre sejam iniciados somente em 29 de março - após a inscrição dos calouros nesses componentes, que acontece nos dias 27 e 28. A Administração Central recomenda fortemente a realização de atividades de acolhimento, de acordo com as características e dinâmicas de cada unidade e curso.

O objetivo da decisão foi reduzir o intervalo de tempo entre o ingresso dos veteranos e o dos calouros - este último impactado pelo atraso do Sisu, cujo resultado foi divulgado somente nesta semana - , mitigando assim dificuldades de acolhimento, entrosamento e adaptação dos calouros à vida universitária.

A decisão também permite a execução de ações de manutenção e adequação de espaços para o início das aulas, já contando com maior disponibilidade orçamentária - cujos repasses mensais pelo governo federal, na razão de 1/12 do orçamento anual, foram regularizados somente no final de fevereiro. Também permite aferir o impacto do carnaval nos índices de contaminação e letalidade da covid-19, bem como a ampliação do alcance da nova rodada de vacinação iniciada pelo governo federal.

 

Link :
https://ufba.br/ufba_em_pauta/ufba-altera-calendario-e-congresso-abre-o-semestre-no-dia-14

 

Fonte: 

Universidade Federal da Bahia