Convidamos, professor@s, alun@s e interessad@s a participarem do curso “A cultura técnica em Gilbert Simondon”, com o professor Thiago Novaes (MAPP/ UFC), nos dias 27 e 28 de novembro (quinta e sexta) e 01 e 02 de dezembro (segunda e terça), sempre de 14h às 17h.
O evento é gratuito e emitirá certificado de participação.
Inscrições aqui:
https://doity.com.br/a-cultura-tecnica-em-gilbert-simondon
Presencial, na Universidade Federal da Bahia, Ondina. Salvador, Bahia.
Programação do Minicurso
Aula 1: Introdução à obra de Gilbert Simondon e nota biográfica
- quinta-feira – de 14h às 17h
Objetivo:
Apresentação das duas teses de doutorado de Simondon (A Individuação à Luz das Noções de Forma e Informação – Ed. 34, 2020; O Modo de Existência dos Objetos Técnicos – Contraponto, 2020), contextualizando sua abordagem sobre a individuação, pré-individual, metaestabilidade, transindividual e transdução como chave para interpretar sua crítica à tradição filosófica e científica.
Aula 2: Alienação Técnica e Obsolescência Programada
: sexta-feira – Exibição do filme de 9h às 12h
Aula expositiva de 14h às 17h
Exibição do documentário Simondon du désert e debate - 9h às 12h
Objetivo:
Refletir sobre o conceito de alienação técnica à luz das ideias de Simondon, em contraste com a abordagem de Karl Marx, analisando como a ausência de participação do sujeito no processo de individuação técnica contribui para a obsolescência programada. Estimular uma compreensão crítica do papel social da técnica e promover a busca de uma relação mais ética e participativa com os objetos técnicos.
18h às 20h - Lançamento do Livro (bilíngue esp/por): NOVAES, Thiago (Ed.). Simondon 100 años – pensamiento trandutivo. Bogotá: Aula Humanidades, 2024.
Aula 3: Cosmotécnica e Tecnicidade dos Objetos Técnicos
: segunda-feira – 14h às 17h
Objetivo:
Explorar como Simondon entende a técnica como fenômeno transindividual e relacional, capaz de articular dimensões cosmológicas, sociais e culturais. Compreender o conceito de tecnicidade dos objetos técnicos desde seu caráter universalista, e discutir as limitações do termo cosmotécnica, de Yuk Hui, em especial quando subsumido a relações de poder intrínsecas ao capitalismo globalizado.
Aula 4: Tecnomagia e Tecnoestética
: terça-feira – 14h às 17h
Objetivo:
Analisar como a técnica pode recuperar e agregar dimensões mágicas e estéticas, transcendendo o uso instrumental voltado a fins pré-estabelecidos. Discutir a tecnomagia como estratégia de reintegração simbólica dos objetos técnicos à vida coletiva e a tecnoestética como proposta de experiência cotidiana da arte a partir da percepção, da intuição e do reconhecimento das margens de indeterminação da máquina, tomando como referência da carta de Simondon a Jacques Derrida, de 1982.